Extinta TV Manchete foi a responsável por introduzir a paixão dos animes no Brasil exibindo ‘Os Cavaleiros dos Zodíacos’ em 1994
O primeiro grande “boom” dos animes no país começou em 1994, com a chegada de ‘Os Cavaleiros do Zodíaco’. Tão logo estreou, o sucesso foi tamanho que a extinta Rede Manchete foi obrigada a comprar os direitos da obra.
‘Os Cavaleiros do Zodíaco’ foi responsável não só por elevar a audiência da emissora, como também os responsáveis por outro meio midiático que conquistou crianças, adolescentes, jovens e alguns adultos, as revistas voltadas para a divulgação de animes, cinema, HQ, mangás entre outros produtos direcionados ao mundo dos heróis.
Durante os dois primeiros anos de exibição manteve uma audiência média na casa dos 8 pontos, garantindo o segundo lugar isolado de audiência nas suas duas exibições diárias, sendo, assim, o responsável pela popularização da grade da emissora.
Vale ressaltar que a extinta Rede Manchete foi a primeira emissora de televisão aberta do país a realmente investir pesado na exibição de desenhos animados no Brasil. E, quem estava à frente desse projeto, era Eduardo Miranda.
Conheça Eduardo Miranda
Eduardo Miranda começou sua carreira nos anos 80 como radialista. Depois, foi para a Tv Rio onde exerceu diversas funções e no início dos anos 90, foi para a extinta Rede Manchete.
Na Manchete, foi editor, assistente, produtor, até chegar à direção da divisão de cinema da emissora, onde renovou as clássicas séries da casa, Jaspion, Jiban, Jiraya, Maskman, Changeman, Flashman, Black Rider, entre outras.
Também foi na Manchete que ele viabilizou a exibição do anime ‘Cavaleiros dos Zodíacos’, que foi um marco da TV dos anos 90. E, também pode incluir na programação infantil, Shurato, Samurai Warriors, Sailor Moon, Supercampeões, Yu Yu Harusko, Kamen Rider Rx, Winspector Solbrain, entre outros. Foi nessa época que ficou conhecido como o Pai dos Animes no Brasil.
Em 1996, já como crítico de cinema, ele passou a apresentar o quadro de cinema ‘Making Of’, no Programa de Domingo, a revista eletrônica da TV Manchete.
Em 1999, ele foi para a Tv Globo. De 2005 a 2010, foi responsável pela prospecção, avaliação, compra e programação de conteúdo infantil para programas como: ‘Bambuluá’, TV Xuxa’, ‘Tv Globinho’, ‘Festival de desenhos’ entre outros.
Atualmente, exerce as funções de psicólogo, crítico de cinema e comanda o Canal do Youtube “Projeto Cinevisão”.
Projeto Cinevisão: