Especialista no assunto, Dr. Gui Martínez atentou para a importância do item durante práticas esportivas
Há quase duas décadas o vale tudo deixou de “valer tudo”, evoluiu e se transformou em artes marciais mistas (MMA, na sigla em inglês). Com isso, vieram regras para tornar a modalidade mais segura. Umas dessas regras é a obrigação de aparelhos de seguranças como luvas, protetor genital e protetor bucal.
Nos primórdios do esporte, muitos lutadores perderam dentes no ringue pela falta de proteção na boca, que, inclusive, defende muito além dos dentes. O protetor bucal minimiza o impacto dos golpes na cabeça, protegendo o cérebro. O dentista Dr. Gui Martínez destacou a necessidade da utilização do item.
“Ninguém quer ter o sorriso prejudicado, nem mesmo os lutadores, que estão expostos a esse risco devido à dinâmica do esporte. Portanto, não deve-se abrir mão do protetor bucal. Claro que no MMA o atleta nem luta se não estiver utilizando, por isso meu conselho vai para atletas de outras modalidades também”, enfatizou.
Dr. Gui Martínez conclui que os protetores mais indicados são aqueles feitos exclusivamente para cada lutador, utilizando o molde individual. O especialista ainda tranquilizou os atletas que têm lentes de contato dental, afirmando que o aparato de segurança também protege as lentes.