Saiba como potencializar a sua loja virtual
O processo de digitalização dos negócios, acelerado nos últimos anos em razão da pandemia, também gerou oportunidades para a criação de novas empresas, sobretudo as que já nasceram virtuais. O comércio eletrônico, consequentemente, cresceu de forma substancial. Por outro lado, a disputa por clientes no ambiente digital se tornou ainda mais acirrada.
Desse modo, para prosperar na internet, as lojas online precisam se destacar, principalmente no que diz respeito à obtenção de confiança dos consumidores, afirma Mayke Garbo, especialista em importação e vendas online.
“Além da funcionalidade do site e do bom serviço de entrega, as plataformas de vendas bem-sucedidas são aquelas que facilitam a vida do cliente e transmitem segurança para a realização de uma compra”, afirma.
Garbo, que já faturou mais de R$ 11 milhões em vendas no comércio eletrônico, sugere, a seguir, três ações capazes de potencializar as lojas virtuais. Confira!
Crie autoridade
Muita gente está empreendendo na internet atualmente. Com isso, uma forma de conquistar clientes é expondo o responsável pelo site de vendas. Ou seja, quem está à frente do negócio precisa se revelar. Sendo assim, o empreendedor precisa atuar nas redes sociais, descrever a sua biografia e a sua formação e mostrar por que decidiu investir em uma empresa digital. Os consumidores, sabendo quem é o dono do negócio, passam a se sentir mais confianças para comprar na sua loja.
Facilite a vida do cliente
Na internet, o consumidor quer comodidade. Diante disso, a loja online precisa ser funcional. Certifique-se de que a plataforma funciona de forma adequada em computadores e smartphones. Também é válido ampliar as formas de pagamento – desconto à vista, cartão de crédito, PIX, boleto, entre outras. Por fim, assegure-se de que o não há falhas no processo de checkout. Qualquer instabilidade pode deixar o consumidor receoso.
Pós-venda de qualidade
Ainda são muito comuns os casos de clientes que fazem apenas uma compra em determinada loja online e nunca mais retornam. A fidelização de clientes depende de diversos fatores, porém, um deles se destaca: o pós-venda. Caso o e-commerce não tenha um pós-venda de qualidade, a chance de o cliente voltar à loja para uma nova compra é mínima. Portanto, as empresas precisam adotar um sistema que, após a venda, ainda fiquem em contato com o consumidor. E, em caso de qualquer dificuldade, é preciso atendê-lo cordialmente, em busca da solução do problema.