O equilíbrio das contas públicas de São João da Barra, atestado pelo desempenho no último Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), foi um dos fatores determinantes para que a prefeita Carla Caputi pudesse lançar uma série de investimentos em infraestrutura. De acordo com o levantamento divulgado pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) em outubro de 2021, o município ocupa a sétima colocação no ranking estadual. Com as contas ajustadas, a Prefeitura está concluindo obras e lançando novos pacotes, além de modernizar o parque de iluminação pública, entre outras ações voltadas a diferentes setores da administração municipal.
Nos recentes investimentos da Prefeitura, destaque para a área da Saúde. São João da Barra é o primeiro município do interior do Rio de Janeiro a contar com uma unidade própria exclusiva para atendimento cardiológico. No Centro Municipal de Cardiologia, além das consultas cardiológicas para adultos e crianças, são realizados exames de eletrocardiograma, ecocardiograma comum e com Doppler, holter, mapa e contará também com reabilitação cardiológica. O Centro de Saúde do Pescador e uma nova unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) também foram inaugurados.
A prefeita Carla Caputi já iniciou a reforma do Ginásio Municipal de Esportes e a drenagem na estrada principal de Sabonete, conseguiu retomar, em parceria com o governo estadual, as obras de pavimentação e urbanização no Bairro de Fátima, além da revitalização de praças, quadras esportivas, unidades de saúde e iluminação pública, com substituição por lâmpadas de led.
— Com as contas equilibradas e o trabalho de toda a nossa equipe, estamos conseguindo avançar em obras importantes. Muitos investimentos em infraestrutura ainda serão feitos, sem esquecer de outros compromissos fundamentais, como a valorização dos nossos servidores, serviços de educação e saúde, assistência a quem está em situação de vulnerabilidade, eventos que movimentam a economia da nossa cidade, apoio aos agricultores e pescadores, sem falar nas oportunidades de qualificação profissional para melhor inserção no mercado de trabalho — pontuou Carla Caputi.
Gestão Fiscal — O último IFGF, referente a 2020, mostrou que 70% dos municípios do Estado estavam em situação fiscal difícil ou crítica. São João da Barra, porém, se destacou com nota máxima em três indicadores: Autonomia, Gasto com Pessoal e Liquidez. Além de liderar no Norte Fluminense e ficar na sétima colocação no ranking estadual, o município teve um índice final acima de várias cidades do país, incluindo a capital do Estado, Rio de Janeiro, e outras capitais como Florianópolis, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Criado em 2012, o estudo da Firjan funciona como uma ferramenta de controle social que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa e contribuir com o aprimoramento da gestão fiscal dos municípios. Composto pelos indicadores Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos, ele também serve para auxiliar no aperfeiçoamento das decisões dos gestores públicos quanto à alocação dos recursos.