Todo mundo que vai a Londres se impressiona com as riquezas culturais e históricas espalhadas pela capital inglesa.Acontece que, de acordo com o levantamento mais recente, a cidade mais importante da Inglaterra conta com 139 museus. Além disso, muitos – principalmente os mais famosos – têm entrada gratuita. Apaixonada por arte moderna, Claudia Meireles, colunista do portal Metrópolis, morou em Londres por quatro anos.
Além de estudar História da Arte na Christie’s Education, a jornalista aproveitou para conhecer inúmeros museus londrinos.
Confira, a seguir, dez passeios culturais para fazer na capital inglesa indicados pela jornalista.1) British MuseumNão é o museu de Londres mais conhecido à toa.
O espaço conta com mais de 8 milhões de peças em seu acervo, as quais retratam a história da humanidade em diversas regiões do planeta.2) Tate BritainA galeria valoriza as artes plásticas de artistas locais.
O mais interessante é que as obras são dispostas em ordem cronológica, datando de 1540 até os dias atuais.3) National GalleryFica na Trafalgar Square, a praça mais simbólica de Londres.
Obras de Caravaggio, Leonardo da Vinci e Botticelli, entre outros artistas renomados, compõem o acervo com mais de 2 mil pinturas.4) Royal AcademyÉ um dos museus que vale a pena visitar mais de uma vez, porque o forte não é o acervo permanente, mas as exposições temporárias.
Então, sempre há novidade por lá.5) Victoria and Albert MuseumÉ o passeio ideal para quem gosta de artes decorativas. Formado por 13 galerias, o museu conta a história da arte desde a pré-história.
O acervo inclui peças de Rafael e Michelangelo, além de artefatos, cerâmicas e joias orientais.6) The Wallace CollectionO museu dispõe a coleção privada do Sir Richard Wallace.
Com mais de 5 mil objetos, inclui tesouros artísticos, como pinturas de Rembrandt, Van Dyck e Tiziano. O acervo de armas, armaduras e esculturas medievais também impressiona.7) Tate ModernÉ um dos maiores museus de arte moderna do mundo.
O prédio de sete pavimentos era, anteriormente, uma usina elétrica. Hoje, é composto por quatro galerias, com obras de grandes pintores, como Picasso e Monet.
The Design MuseumÉ o principal museu do mundo dedicado ao design contemporâneo.
O espaço oferece o que há de mais espetacular na arquitetura, nas artes gráficas e no design industrial.9) Natural History MuseumImpressionante é o mínimo para falar sobre a coleção do museu.
São mais de 70 milhões de esqueletos e micro-organismos.
A galeria mais famosa é a dos dinossauros, mas outras áreas, como as exposições sobre insetos e plantas, também são incríveis.10) Sir John Soane’s MuseumO espaço foi domicílio e estúdio do arquiteto neoclássico Sir John Soane. A casa-museu é muito famosa por sua estética peculiar.
As paredes formam uma espécie de “puzzle” e ainda há um sarcófago de um faraó no sótão.