Plantas que vão bem com chuvas

Da mesma maneira que existem espécies que podem receber sol diretamente, existem plantas que vão bem com chuvas.

“As plantas precisam de água para poderem transformar a luz do sol que recebem em elementos nutrientes com os quais se podem alimentar”, ensina William Hashimoto, dono de uma floricultura de coroa de flores. As gotas da chuva limpam a sujeira das folhas que vai se acumulando nos dias secos e quentes.

E, quais os tipos de plantas que vão bem com as chuvas? Separamos abaixo alguns nomes:

Malva

A malva ou hibisco rosa precisa de grandes quantidades de água, por isso costuma se encontrar em regiões pantanosas e é ideal como planta para climas chuvosos. Conhecida pela sua cor inconfundível é uma planta perene que tem flores entre a primavera e o outono.

Orelha-de-elefante

Por outro lado, a orelha-de-elefante tem origem tropical, onde os solos úmidos retêm a água, por isso crescem de forma apropriada. No entanto, não se desenvolvem bem em pleno sol ou com temperaturas altas, quando suas folhas grandes podem esbranquiçar.

Samambaia

Esta planta precisa de um solo úmido além de uma boa sombra, ainda que não precise de uma irrigação abundante. Suas folhas em tonalidade bronze são perenes, e sua cor pode variar para uma tonalidade esverdeada no outono.

Primaveras

Apesar de gostarem muito de sol, resistem também bem ao frio e à chuva. Embora se desenvolvam melhor em canteiros, também podem ser cultivadas em vaso no exterior ou até no interior, uma vez que têm um grau de adaptabilidade grande.

Heléboros

Florescem no inverno. Entre dezembro e abril, crescem, em média, cerca de 70 centímetros. Fácil de cultivar, não gosta de uma exposição muito direta ao sol. Gosta de solos frescos e sobrevive bem ao frio.

Azevinho

O arbusto mais famoso do Natal adapta-se a todas condições climatéricas, a todos os solos e a todas as regiões. Suporta sol, chuva e sombra, mas não se dá bem com as correntes de ar. Como não é afetada pela poluição, esta espécie botânica pode ser usada em hortas urbanas, terraços de vivendas e até varandas.

Viburnum tinus

Algumas das variedades desta espécie de arbusto, que floresce habitualmente entre novembro e março, adaptam-se facilmente a todos os solos e localizações. À medida que envelhecem, as suas flores vão adquirindo uma tonalidade clara, que confere luminosidade ao jardim. https://www.coroas24horasportoalegre.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.